Sobre a Plataforma Santos

Valmir Santos

A Plataforma Santos é nova base de dados lançada pela Diretoria de Assistência e Integração Estudantil (DAIE) da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), busca unir informações referentes às Entidades Estudantis como Centros e Diretórios Acadêmicos. É por meio desta Plataforma que as Entidades Estudantis podem conseguir financiamento para realizar eventos e solicitar ônibus para viajar a congressos, encontros acadêmicos entre outros eventos. Mas para isso é necessário que as Entidades estejam devidamente cadastradas.


Esse cadastro é de responsabilidade da gestão de cada Centro ou Diretório Acadêmico e deve ser permanentemente atualizado, sobretudo, quando há mudança de gestão ou no estatuto. O nome é uma homenagem a Valmir Bispo dos Santos. Formado em História e mestre em Antropologia pela Universidade Federal do Pará - UFPA, Santos foi um importante líder do movimento estudantil nos anos de 1980, assumiu a coordenação do Diretório Central dos Estudantes (DCE), chegando à presidência da União Nacional dos Estudantes (UNE), tendo uma atuação sempre em defesa dos direitos dos estudantes, com destaque na luta pela conquista histórica da meia-passagem no Estado do Pará.


Foi superintendente da Fundação Curro Velho e diretor do Núcleo de Artes e Cultura da Universidade do Estado do Pará, militou em defesa da cultura, do meio ambiente, dos direitos humanos e dos povos e comunidades tradicionais. Valmir Santos faleceu em 19 de abril de 2012.