1-Ir para o conteúdo 2-Ir para o menu 3-Ir para a busca 4-Ir para o rodapé
ACESSIBILIDADE MODO DE EXIBIÇÃO

PROEX | Notícia nº 57

II Edital prêmio PROEX de Arte e Cultura

Lançamento do Edital nº 05/2020

lA Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da UFPA lançou, no início desta semana, o edital da edição 2020 do Prêmio Proex de Arte e Cultura. Realizado por meio da Diretoria de Arte, Cultura, Esporte e Lazer (Dacel), o prêmio tem como objetivo estimular o desenvolvimento no campo artístico-cultural da Extensão Universitária e reconhecer a criação artística e a produção cultural como formas de conhecimento.

O edital visa contemplar 21 projetos, sendo três escolhidos em cada uma das seguintes categorias: Teatro, Dança, Música, Artes Visuais, Audiovisual, Culturas Populares e Memória e Patrimônio. Serão concedidos três prêmios por categoria. As inscrições para o prêmio deste ano estarão abertas a partir do dia 24 de setembro, vão se estender até 13 de outubro e devem ser feitas na plataforma Sisae.

Segundo o professor Miguel Santa Brígida, diretor da Dacel, o prêmio valoriza os fatores de inserção social, política e econômica da criação artística e da produção cultural, por isso as categorias foram pensadas para estimular o desenvolvimento no campo artístico e cultural da Extensão Universitária, promovendo a construção de uma universidade democrática, plural e humana.

"Esta nova compreensão da prática extensionista remarca as ações que envolvam essencialmente as comunidades externas às Instituições de Ensino Superior, as quais estejam vinculadas à formação do estudante, ou seja, constituem-se em processo interdisciplinar, político, educacional, cultural, científico, tecnológico, o qual promova a integração transformadora entre as Instituições de Ensino Superior e os outros setores da sociedade", ressalta o professor.

Inscrições – Podem ser inscritos projetos de criação artística, produção cultural, circulação de espetáculos, oficinas ou outros projetos compatíveis com as categorias. Os proponentes devem estar com os dados cadastrais atualizados na plataforma Sisae, que é usada para a realização das submissões dos projetos.

Podem se inscrever professores ou técnicos-administrativos da UFPA com nível superior. Cada pessoa pode apresentar apenas uma proposta, mas pode participar de outros projetos como colaborador, e aqueles que venceram outras edições do prêmio (2017 ou 2019) não podem se candidatar. Também é necessária aprovação prévia das unidades às quais os candidatos são vinculados. Em caso de técnicos-administrativos, o projeto deve ser referendado pelo colegiado da unidade.

Mais informações sobre o prêmio e sobre as inscrições estão disponíveis no Edital.

Texto: Rafael Miyake - Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Assessoria Proex



13 de Agosto de 2020