I SEMINÁRIO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO
Quinta, 27 Setembro 2018 13:19

Prezados Docentes, Discentes e Técnicos-Administrativo

No período de 1 a 5 de outubro próximo, a Universidade Federal do Pará realizará o I Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão e a XIX Jornada de Extensão da UFPA. Trata-se de uma iniciativa pioneira entre nós e, por isso mesmo, apresenta desafios que somente poderão ser superados com o envolvimento de muitos. O evento terá sua abertura oficial no Centro de Eventos Benedito Nunes, às 16 horas do dia 1º de outubro. Nos demais dias a programação para a apresentação dos trabalhos será no Espaço de Ensino Mirante do Rio.

A programação da Pró-Reitoria de Extensão terá início no dia 1/10/2018 às 9 horas com um painel com a seguinte temática: Universidade e sociedade civil: desafios contemporâneos à extensão universitária. Às 14 horas, portanto, antes da solenidade de abertura oficial do Seminário Integrado, teremos outro painel que versará sobre o tema: As dimensões do acadêmico e do popular como extensão universitária.

A partir das 8h30 do dia 02/10 a programação consistirá da apresentação dos Projetos de Extensão dos Programas PIBEX, Navega Saberes, Eixo Transversal e PROEXIA – Emaús. A novidade nessa edição é que será assegurado o tempo de 20 minutos para a apresentação de cada Projeto, contemplando a participação do (a) coordenador (a) e do discente, além de um tempo para o debate. (Programação, em anexo). Esclarecemos que todos os projetos, com bolsa, estão pré-inscritos. As declarações serão emitidas apenas para os membros responsáveis pela apresentação dos projetos.

O sucesso dessa programação está diretamente relacionado à adesão de todos envolvidos na extensão. Isto envolve presença física e intelectual. Estamos construindo uma extensão universitária contemporâneas das demandas da sociedade atual seu desenho institucional e seus produtos envolvem um agudo debate sobre esta importante área da formação acadêmica.

Esperamos contar com a presença de cada um (a) que se dedica à Extensão Universitária e deseja elevá-la ao status institucional das demais áreas.

Belém, 13 de setembro de 2018

I SEMINÁRIO INTEGRADO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO e

XIX JORNADA DE EXTENSÃO DA UFPA.

Período: 1 a 5 de outubro de 2018

01/10/2018 (SEGUNDA-FEIRA) –

LOCAL: AUDITÓRIO SETORIAL BÁSICO I

09h00 - UNIVERSIDADE E SOCIEDADE CIVIL: DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS À EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

Prof. Dr. Nelson José de Souza Jr. – PROEX

Profª. Drª. Ana Lúcia – UEPA

Profº. Drº. Eduardo do Valle Lima. – Pró-Reitor de Extensão da UFRA

10h30 - Debate

12h00 - Intervalo para almoço

14h00 – AS DIMENSÕES DO ACADÊMICO E DO POPULAR COMO EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA.

Palestrantes:     Pe. Bruno Secchi - República de Emaús

Profª Drª. Regina Fátima Feio Barroso - UFPA

Profº. Drº. Fernando Arthur de Freitas Neves - UFPA

15h00 - Debate

16h00 – ABERTURA OFICIAL DO SEMINÁRIO INTEGRADO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO.

LOCAL: AUDITÓRIO DO CENTRO DE EVENTOS BENEDITO NUNES.

02/10/2018 – COMUNICAÇÃO ORAL – ESPAÇO DE ENSINO MIRANTE DO RIO (3º ANDAR)

08h:30 – 20’ para apresentação de cada projeto (SAÚDE).

12h00 – Intervalo para almoço

14h:00 – 20’ para apresentação de cada projeto (SAÚDE)

17h00 – Encerramento.

03/10/2018 – COMUNICAÇÃO ORAL (SAÚDE/TECNOLOGIA, PRODUÇÃO E TRABALHO) – ESPAÇO MIRANTE DO RIO (3º ANDAR)