Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Caravana Cultural Multicampi Artes promove arte e cultura no município de Curuçá
Início do conteúdo da página

Caravana Cultural Multicampi Artes promove arte e cultura no município de Curuçá

  • Publicado: Terça, 06 de Setembro de 2022, 15h07

Multicampi Artes Curuçá set

A Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Pará (Proex/UFPA) realizou mais uma edição da Caravana Cultural Multicampi Artes, em sua 15ª edição, dessa vez, no município de Curuçá, entre os dias 28 de agosto e 2 de setembro de 2022. O evento foi a culminância das atividades do Programa no município e contou com a apresentação do resultado das oficinas ministradas pela Universidade  e de grupos artísticos locais. Houve ainda a exibição do espetáculo cultural de dança da Escola de Teatro e Dança da UFPA (ETDUFPA) intitulado “Eh! São João”, com direção de Erika Gomes, Eleonora Leal e Lúcia Uchôa. 

As oficinas realizadas em Curuçá, nesta edição do Multicampi Artes, foram: Teatro, com condução de Mailson de Moraes Soares; Danças Regionais, com Roberta Ferreira de Castro; Canto, com Larissa Moreira de Sousa; Criação audiovisual com smartphone, ministrada por Rodrigo Castro Correa; Percussão, com Marcio Gonçalves Jardim; e Políticas Públicas de Cultura, proferida em conjunto por Delson Cruz e Vânia Nogueira. 

A realização das atividades foi da Proex UFPA, por meio da Diretoria de Arte, Cultura, Esporte e Lazer (DACEL), em parceria com a Prefeitura Municipal de Curuçá. O objetivo do evento foi promover a circulação das artes, remarcando a movimentação de espetáculos nas diversas linguagens artísticas produzidas na academia aproximando-os da comunidade em um exercício de legitimação coletiva e interativa da extensão universitária.

Multicampi Artes Curuçá 1Essa edição do espetáculo aludiu ainda aos 45 anos do Festival do Folclore de Curuçá. O pró-reitor de Extensão da UFPA, Nelson Souza Júnior, destacou “a impressionante conexão das apresentações resultantes das oficinas com a proposta do evento sobre a denominação de uma opereta curuçaense que foi muito marcante”. Além disso, ele pontuou a manifestação da comunidade pelo desejo de poder contar com um programa permanente de extensão que possa valorizar e aproveitar como espaço cultural do município o Palacete Barbosa Lima, recentemente reformado pela prefeitura local.

Segundo o diretor de Arte e Cultura da UFPA, professor Miguel Santa Brígida, o Multicampi Artes é realizado após visitas técnicas em que a equipe do programa dialoga com a cidade, de forma sensível. “Ouvimos a prefeitura, as secretarias de cultura, os gestores, mas, em especial, os atores culturais, os grupos independentes, os artistas da cidade. Esse é um ponto muito importante, pois nosso requisito é o de que o Multicampi Artes possa promover uma troca que se dê também com o traço de identidade daquele lugar, com a singularidade daquela cultura, promovendo a legitimação cultural do município a partir das demandadas da própria comunidade”, resumiu.

Multicampi Artes Curuçá 2Intercâmbio cultural - Assim, o Multicampi Artes visa o intercâmbio cultural entre os vários campi da UFPA pelo interior do estado, fortalecendo as áreas de abrangência cultural da Amazônia paraense, bem como os desdobramentos da formação e da qualificação artística de seus acadêmicos, moradores e artistas. A ação mobiliza ainda a comunidade discente e os servidores (docentes e técnicos-administrativos) da instituição junto a líderes comunitários e culturais, remarcando a experiência pedagógica singular do Programa no exercício de articulação e integração do tripé ensino, pesquisa e extensão produzidas na e pela Universidade. 

A próxima edição do programa deve ocorrer em novembro no município de Abaetetuba. “Já estamos articulando a montagem do espetáculo de forma a sintetizar toda a troca de experiências da prática extensionista de arte e cultura da Universidade com a prática espetacular. A ideia é montar um espetáculo que dialogue com o imaginário daquela cidade por meio da dramaturgia, das músicas eleitas para as composições artísticas, tudo construído cenicamente de forma a perceber e valorizar a diversidade cultural do município, mostrando,  ao mesmo tempo, a singularidade de cada lugar”, observou Santa Brígida.

Texto: Jéssica Souza – Ascom UFPA
Fotos: Divulgação

registrado em:
Fim do conteúdo da página