Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Universidade, movimentos sociais, governos e setor produtivo discutem desenvolvimento regional em Salinópolis
Início do conteúdo da página

Universidade, movimentos sociais, governos e setor produtivo discutem desenvolvimento regional em Salinópolis

  • Publicado: Quinta, 02 de Junho de 2022, 14h00

Colóquio Salinópolis

Temas como desenvolvimento regional, territórios, políticas públicas e cultura foram focos dos debates promovidos pelo II Colóquio Mesorregional de Governança do Nordeste Paraense, que ocorreu de 30 de maio a 1o de junho de 2022, no auditório da Casa de Cultura Fonte do Caranã, em Salinópolis, no nordeste paraense. O evento foi organizado pela Diretoria de Relações Interinstitucionais e Sociais da Pró-Reitoria de Extensão, em parceria com os Campi Universitários de Salinópolis, Capanema e Bragança e o Instituto de Estudos Costeiros da UFPA.

Ao longo de sete mesas e uma conferência, nos últimos três dias, pesquisadores e gestores da Universidade, membros de movimentos sociais e da sociedade civil, representantes governamentais e do setor produtivo fizeram apresentações e debateram assuntos centrais para pensar e buscar soluções para questões regionais.

01.06.2022 II COLÓQUIO MESORREGIONAL DE GOVERNANÇA DO NORDESTE PARAENSE FOTO ALEXANDRE DE MORAES 110O pró-reitor de Extensão da UFPA, Nelson Souza, fez um balanço do evento: “O colóquio é um experimento bem-sucedido e muito importante. Mas ele é disparador, não é um fim em si mesmo. Queremos que, a partir de agora, nós possamos unir forças, energias, para criar redes voltadas para o desenvolvimento regional. Esta será a nossa base da UFPA no nordeste paraense: construir programas estratégicos estruturantes com prefeituras, legislativos, setor produtivo, movimentos sociais, organizações sociais e atores territoriais da região. O evento termina agora com esse convite para enfrentarmos as questões conjuntamente, com cooperação”.

O pró-reitor também anunciou que, a partir de 2 de janeiro de 2023, com a curricularização da extensão nos cursos de graduação, os cerca de 36 mil alunos da Instituição passarão a atuar em atividades de extensão. Atualmente, a UFPA possui cerca de 8 mil alunos participando de projetos de extensão. “Daremos um grande salto na atuação social da Universidade, em todas as mesorregiões. É uma outra universidade. Os alunos serão os grandes protagonistas da UFPA nos próximos anos. Eles nos formarão, serão nossas bússolas. Será uma modificação extremamente sensível”, celebra.

31.05.2022 II COLÓQUIO MESORREGIONAL DE GOVERNANÇA DO NORDESTE PARAENSE FOTO ALEXANDRE DE MORAES 86Temas estratégicos - Na conferência de abertura, o pesquisador Allan Kardec Barros, professor titular da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e presidente da Companhia Maranhense de Gás (Gasmar), apresentou o panorama da exploração e produção de petróleo no mundo e no Brasil. Evidenciou o potencial do setor na Amazônia, especialmente na Bacia Pará-Maranhão, além de destacar os desafios socioambientais e econômicos que envolvem a atividade.

A temática também teve continuidade na manhã do dia 31 de março, com a Mesa “Matriz Energética, Mineração, Cadeias Produtivas e Atuação Sindical”, que discutiu políticas no setor de Mineração e Energia no estado do Pará com representantes da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), do Sindicato dos Petroleiros do Pará (Sindipetro) e da UFPA, por meio de pesquisas socioambientais do Instituto de Estudos Costeiros, sediado em Bragança, e pesquisas em Ciência e Engenharia de Petróleo no âmbito do curso de Engenharia de Exploração e Produção de Petróleo do Campus Universitário de Salinópolis.

Ainda no segundo dia de evento, foram debatidos territórios e governança no nordeste paraense na Mesa “Gestão Municipal, Regularização Fundiária e Territórios Quilombolas”. Foram feitas apresentações sobre os sistemas de informação de custos para gestão de municípios, a experiência do Programa Rede Amazônia com a regularização de terras em vários estados do Norte e a defesa de territórios quilombolas como questão de direito e cidadania.

01.06.2022 II COLÓQUIO MESORREGIONAL DE GOVERNANÇA DO NORDESTE PARAENSE FOTO ALEXANDRE DE MORAES 3Educação, direitos humanos e cultura - A educação básica e a educação do campo também estiveram em pauta na Mesa “Educação e Formas de Resistência Camponesa no Nordeste Paraense”, com relatos de pesquisa e das experiências do Movimento Camponês Popular, assim como dos desafios para o financiamento da educação nesta região do estado.

Na Mesa “Diversidade, Direitos Humanos e Políticas de Enfrentamento à Violência”, o foco foi debater as mais diversas formas de violência contra as mulheres, o racismo e a LGBTfobia. Já na Mesa “Economia Criativa e o Papel das Incubadoras de Políticas Públicas para o Desenvolvimento”, foi possível conhecer as experiências da Incubadora de Políticas Públicas da Amazônia (IPPA), da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares e Empreendimentos Econômicos Solidários (ITCPES) e do Grupo Enactus-Bragança, todos da UFPA.

01.06.2022 II COLÓQUIO MESORREGIONAL DE GOVERNANÇA DO NORDESTE PARAENSE FOTO ALEXANDRE DE MORAES 149As políticas de patrimônio imaterial, a luta de povos indígenas por seus territórios e culturas e o desenvolvimento de atividades em torno do turismo em Salinópolis foram abordados na Mesa “Território, Patrimônio Cultural e Sustentabilidade”. Também foram discutidas políticas de saúde, com as experiências do Sistema Único de Saúde no nordeste paraense, do Programa de Extensão da UFPA Multicampi Saúde e da Residência Multiprofissional em Saúde da Mulher e da Criança, ofertada pela UFPA em parceria com o Hospital Santo Antônio Maria Zaccaria, em Bragança-PA.

Outros colóquios mesorregionais serão promovidos, com o objetivo de evidenciar o papel de mediadora e integradora social da Universidade, para além de produtora de conhecimento científico e formadora de recursos humanos. Todas as atividades do II Colóquio foram gravadas em áudio e vídeo, com acessibilidade em Libras, e deverão ser disponibilizadas em breve para acesso on-line.

Leia também: Colóquio discute desenvolvimento, território, cultura e políticas públicas no nordeste paraense

Texto: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Fotos: Alexandre de Moraes - Ascom UFPA

registrado em:
Fim do conteúdo da página