espaco.png
UFPA lança campanha de combate ao Aedes Aegypti

Começam nesta terça-feira, 23 de fevereiro, na Universidade Federal do Pará (UFPA), as ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti. A partir das 8h da manhã, no hall da Reitoria, professores, alunos e servidores vão se concentrar para dar início ao enfrentamento dos focos de mosquito no Campus.

Várias comissões foram formadas para visitar os restaurantes e hospitais universitários, Institutos e blocos de salas de aula com o objetivo de conscientizar os usuários das dependências do Campus quanto à necessidade e importância de exterminar o mosquito. Alunos das áreas de saúde estarão nos portões para prestar esclarecimento sobre as maneiras de prevenção ao transmissor do vírus da zika, dengue e chikungunya.

A iniciativa faz parte das estratégias do Ministério da Educação e da Pró-Reitoria de Extensão da UFPA (Proex) para a formação de uma rede que envolva a comunidade acadêmica e órgão externos de saúde e educação para evitar que o mosquito se lastre e traga danos à saúde pública.

As ações vão ocorrer a cada 15 dias e serão realizadas nos diversos campi da Universidade Federal do Pará. “A adesão da UFPA na campanha nacional de combate ao Aedes Aegypti é essencial, pois desenvolveremos aqui campanhas de saúde e de educação para um público abrangente e formador de opinião, o que pode ajudar a prevenir as doenças transmitidas pelo mosquito e, até mesmo salvar vidas”, defende Fernando Arthur Neves, pró-reitor de Extensão da Universidade e coordenador da campanha na Instituição.

Limpeza constante - A Universidade Federal do Pará (UFPA) informa que constantemente realiza a limpeza e manutenção dos espaços externos da Instituição. Apesar disso, a Cidade Universitária José da Silveira Netto, no Guamá, é ampla e possui vários quilômetros de extensão, sendo mais de 1,5 km apenas de orla urbanizada, o que torna o trabalho de combate ao mosquito um desafio coletivo.

O combate ao Aedes Aegypti será abordado na semana do calouro 2016 da UFPA, em maio, e a Pró-reitoria de Extensão lançará um edital de apoio a ações extensionistas que envolvam o combate a essa espécie de mosquito e as doenças que ele transmite, assim como apoio aos programas e projetos que promovam a conscientização da sociedade em geral sobre o tema.

• Serviço:
Lançamento Campanha de combate ao Aedes Aegypti na UFPA
Data: 23 de fevereiro de 2016
Local: Hall da Reitoria - Campus Básico da Universidade, Guamá.
Hora: 8h

Texto: Ana Lúcia Oliveira - Assessoria de Comunicação da Proex
Foto: Alexandre Moraes
Arte: Reprodução / Google

 

Copyright © 2015 Pró-Reitoria de Extensão - Rua Augusto Corrêa, 01 - Guamá. CEP 66075-110. Fone 91 3201-7127. Belém - Pará - Brasil