espaco.png
Proex oferta vagas para línguas estrangeiras francês , inglês e espanhol

PROEX oferta vagas para línguas estrangeiras: espanhol, francês e inglês

Estão abertas as inscrições para o projeto PROLÍNGUAS: acesso a cursos de línguas estrangeiras-, de iniciativa da Pró-Reitoria de Extensão, por meio da Diretoria de Assistência e Integração Estudantil (DAIE), que disponibiliza vagas gratuitas em cursos livres de línguas estrangeiras. O processo seletivo é regido pelo Edital 12/2016/PROEX. São 170 vagas, distribuídas em 35 para francês, 35 para espanhol e 100 para inglês. Acesse aqui o edital

 

O PROLÍNGUAS possibilita ao discente de graduação da UFPA, o desenvolvimento de habilidades de leitura, compreensão e escrita em língua estrangeira moderna, ampliando e agregando valor à sua formação acadêmica e profissional, além de contribuir para sua inserção no processo de internacionalização da Universidade.

 

INSCRIÇÃO:

1) para candidatos NOVOS, a inscrição pode ser feita a partir das 9h do dia 1º de julho até as 17h do dia 22 de julho de 2016. Para se inscrever, o discente deve se cadastrar no Sistema Gerencial de Assistência Estudantil (SIGAEST); em seguida, deve solicitar o Auxílio Curso de Língua Estrangeira 2º semestre de 2016, e realizar o preenchimento completo do questionário socioeconômico referente ao auxílio solicitado, disponível no site da PROEX: www.proex.ufpa.br/sigaest; e, anexar, escaneada, em formato JPG, a documentação compatível com os dados informados no SIGAEST.

 

2) para candidatos em RENOVAÇÃO, ou seja, os discentes que já participam do PROLÍNGUAS, a inscrição será também, a partir de 9h do dia 1º de julho até as 17h do dia 22 de julho de 2016. A inscrição ao processo seletivo dar-se-á mediante a atualização do cadastro já existente no SIGAEST; nova solicitação do Auxílio Curso de Língua Estrangeira 2º semestre de 2016, e, se for o caso, atualizar o Questionário Socioeconômico referente ao auxílio solicitado, disponível no site da PROEX: www.proex.ufpa.br/sigaest, anexando, em formato JPG, a nova documentação, conforme os dados atualizados.

 

CONDIÇÕES DE PARTCIPAÇÃO: estará apto a participar do processo seletivo, o candidato que preencher cumulativamente as seguintes condições: 1) estar regularmente matriculado e cursando curso de graduação presencial em primeira graduação; 2) apresentar Coeficiente de Rendimento Acadêmico (CRA), de no mínimo 5,0 (cinco), no último período letivo cursado; 3) ter preenchido o formulário de inscrição e o Questionário Socioeconômico on line no SIGAEST, disponível no site: www.proex.ufpa.br, declarando, dessa forma, o interesse em participar do processo seletivo; 4) ter apresentado dentro do prazo previsto, conforme calendário do Edital 12/2016/PROEX, toda a documentação exigida; 5) comprove renda familiar mensal bruta de até 3 (três) salários mínimos vigentes, desde que a renda per capita familiar não ultrapasse a 1,5 (um e meio) salário mínimo vigentes.

O discente selecionado para as vagas gratuitas do PROLÍNGUAS, que resida fora de Belém, custeará a própria despesa com o deslocamento.

 

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO: os critérios de prioridade para preenchimento das vagas no PROLINGUAS, serão: 1) candidato já assistido pelo Programa Permanência nas modalidades de auxílios; 2) candidato que se encontra no Cadastro de Reserva do Programa Permanência/2016; 3) cotista em geral; 3) candidato que recebe a Bolsa de Apoio a Atividade Acadêmica (PROEX) ou Bolsa PBP/MEC; 4) não cotista em geral.

Não poderá ser atendido pelo PROLINGUAS, o discente que: 1) esteja cursando ou já tenha concluído curso de licenciatura em línguas estrangeiras na UFPA ou em outra instituição de ensino, sendo respeitado o limite de um curso de língua estrangeira por discente; 2) esteja cursando ou concluído curso livre de línguas estrangeiras na UFPA ou em outra instituição de ensino, sendo respeitado o limite de um curso livre de língua estrangeira por discente; 3) seja estrangeiro proveniente de países de línguas não portuguesa; 4) tenha participado de algum dos cursos livres do PROLÍNGUAS e abandonado em edições de anos anteriores; 5) esteja com pendências de prestação de contas junto a DAIE/PROEX, via SCDP/UFPA, Auxílio à Viagem Acadêmica (AVA), Ki Acadêmico, Kit PcD e o próprio PROLÍNGUAS; 6) estiver cursando o último semestre do curso de graduação; 7) estiver vinculado a cursos de graduação a distância, semipresencial, Programa de Formação de Professores (PARFOR), PRONERA e outros de mesma natureza.

Qualquer outra informação, entrar em contato com a Equipe Técnica da DAIE/PROEX, pessoalmente ou pelo telefone: 3201-7453/7268.

 

A Coordenação de Assistência Estudantil – CAE/DAIE

A Coordenação de Integração Estudantil – CIE/DAIE

 

Copyright © 2015 Pró-Reitoria de Extensão - Rua Augusto Corrêa, 01 - Guamá. CEP 66075-110. Fone 91 3201-7127. Belém - Pará - Brasil